Projeto e monitorização de fundação especial em betão reforçado com sistema híbrido
No âmbito do dimensionamento da fundação de uma estrutura com grande desenvolvimento, foi prevista a construção de um elemento com secção transversal tubular de parede delgada em betão com um sistema combinando armaduras convencionais de aço e fibras de polipropileno (PP). A fundação possui uma
secção transversal com 1.20×1.20m2 e um desenvolvimento de 22.4m. Nas extremidades e a cerca de ¼ e ½ do desenvolvimento da fundação foram previstos enrijecedores em betão reforçado com firbas com 100mm de espessura. O núcleo de aligeiramento da secção tubular é formado por EPS. As fibras de PP têm como principal efeito substituir a armadura convencional disposta em grelha a meio da espessura das paredes que formam a estrutura, com recobrimento que lhe assegura elevada proteção a fenómenos de corrosão (fundação localizada em edifício industrial).
O dimensionamento da estrutura contemplou não só a análise dos estados limite últimos, tendo em conta o nível de carregamento a que a fundação será solicitada pela estrutura, mas também a análise do risco e magnitude de fendilhação da fundação devido à variação da temperatura gerada pela reação de hidratação do cimento, bem como do fenómeno de retração do betão desde a betonagem até ao seu comportamento em serviço.
Barros, J.A.O.; Valente, T.D.; Costa, I.G.; Salomão, F., “Projeto e monitorização de fundação especial em betão reforçado com sistema híbrido”, Construção Magazine 98, 38-39, julho/agosto 2020.