Influência da corrosão no comportamento pós-fendilhação do betão reforçado com fibras de aço recicladas

O betão reforçado com fibras de aço recicladas (BRFAR) possui elevadas potencialidades técnicas, ambientais e económicas para ser utilizado em aplicações estruturais, constituindo uma solução sustentável que promove a eficiência e durabilidade das estruturas e a sustentabilidade ambiental.
A investigação da durabilidade do BRFAR é ainda escassa, nomeadamente, sobre os efeitos da corrosão das fibras no comportamento pré- e pós-fendilhação do BRFAR. No BRFAR fendilhado, a corrosão tende a ocorrer nas fibras de aço que atravessam as fendas, provocando a redução da secção das fibras. Esta redução pode afetar negativamente o comportamento mecânico e a durabilidade do BRFAR, visto que pode conduzir a uma significativa diminuição da resistência residual em tração e flexão, caso a rotura precoce das fibras seja o modo de rotura dominante. Por outro lado, os produtos da corrosão das fibras podem causar um aumento da rugosidade da interface fibra-matriz, melhorando o comportamento ao arrancamento das fibras e, consequentemente, a resistência pós-fendilhação do BRFAR.
Neste sentido, no presente trabalho executou-se um programa experimental de avaliação dos efeitos da corrosão no comportamento pós-fendilhação do BRFAR, constituído por ensaios com placas redondas de BRFAR fendilhadas e sujeitas previamente à ação da corrosão por exposição a um ambiente agressivo de cloretos. As placas foram submetidas a carregamento de flexão sob três pontos de apoio. A influência da abertura de fenda e da penetração de cloretos foi avaliada nas respostas força-flecha e energia dissipada obtidas nestes ensaios. A influência do período de exposição ambiental previamente aplicado, na relação tensão-abertura de fenda do BRFAR foi avaliada derivando a relação tensão-abertura de fenda por intermédio de um método de análise inversa baseado num modelo numérico já existente na literatura.

Frazão, C.M.V.; Barros, J.A.O.; Bogas, J.A.; Gonçalves, D.M.F., “Influência da corrosão no comportamento pós-fendilhação do betão reforçado com fibras de aço recicladas”, BE-2018: Encontro Nacional de Betão Estrutural 2018. 7-9 November 2018, Lisbon, Portugal, 2018.

 

Shopping Cart
Share via