Desenvolvimento de painel sanduíche multifuncional para a reabilitação sustentável de edifícios porticados de betão armado: caracterização de componentes

Esta comunicação apresenta um trabalho de investigação dedicado ao desenvolvimento de um painel sanduíche compósito multifuncional concebido para a reabilitação estrutural e térmica de edifícios porticados de betão armado construídos em Portugal a partir da década de 1960 e até meados da década de 1980. Este painel é composto essencialmente por três componentes que visam assegurar a multifuncionalidade pretendida, nomeadamente: (i) finas camadas exteriores, de cariz estrutural, em microbetão reforçado com fibras de aço recicladas resultantes do processo de reciclagem de pneus (MBRFR); (ii) núcleo em poliestireno, para assegurar isolamento térmico contínuo ao painel; e (iii) conetores poliméricos reforçados com fibras de vidro (GFRP), para conferir uma adequada conexão entre as diferentes camadas. O presente artigo aborda primeiramente a caraterização mecânica efetuada ao MBRFR (comportamento em compressão e tração) e aos conetores GFRP (ensaios de tração direta), sendo ainda apresentados os testes efetuados para seleção do material de isolamento térmico a adotar na conceção do painel sanduíche em desenvolvimento. Estes testes abrangem a realização de ensaios de corte em elementos compósitos representativos do referido painel, nos quais se fez variar a tipologia de poliestireno adotada para a camada de isolamento, com o objetivo de avaliar a influência que esta camada pode ter nas condições de ligação dos constituintes do painel sanduíche. Os resultados obtidos permitiram tirar conclusões importantes acerca desta influência, revelando que o material e especialmente a superfície de acabamento podem contribuir de forma não-negligenciável para o comportamento estrutural da solução compósita.

de Sousa, C.; Barros, J.A.O.; Correia, J.P.R.; Gonçalves, D.M.F.; Azenha, M.A.D., “Desenvolvimento de painel sanduíche multifuncional para a reabilitação sustentável de edifícios porticados de betão armado: caracterização de componentes”, BE-2018: Encontro Nacional de Betão Estrutural 2018. 7-9 November 2018, Lisbon, Portugal, 2018.

 

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Shopping Cart
Share via